Projeto, desenvolvido em parceria com o escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados, prevê a ampliação da Câmara Municipal de São Paulo com a construção de um Edifício Torre e a recuperação e a renovação do prédio atual e da garagem pública da Emurb.
local: São Paulo - São Paulo - Brasil
ano do projeto: 2009
área da obra: 107.600 m²
arquitetura: Claudia Nucci, Valério Pietraroia e Sergio Camargo
Paulo Bruna e Pedro Bruna – Paulo Bruna Arquitetos Associados
paisagismo: Ingrid Fischer
estrutura: Engeti Consultoria e Engenharia
fundações: ZF & Engenheiros Associados
elétrica: Kbec
hidráulica: Kbec
luminotecnica: LIT
ar condicionado: Planer Ar Condicionado
consultoria caixilharia: QMD Consultoria
impermeabilização: Proiso – Projetos e Consultoria em Impermeabilização ltda
gerenciamento: Engeneering
A Câmara Municipal de São Paulo foi implantada na década de 60, em terreno localizado no final do vale do Anhangabaú no centro da cidade, ocupando parte da colina natural existente no eixo da Praça da Bandeira. O restante da área foi ocupado nos anos 70 por uma garagem pública subterrânea, obra jamais concluída, permanecendo em estado de degradação há muitos anos.
Os dois Edifícios, o atual e o projetado, serão interligados em suas bases por uma Galeria de Vereadores envidraçada, elevada sobre a Praça pública inferior.
Uma grande Praça Cívica criada com o prolongamento do nível superior do terreno será o elemento de ligação do conjunto criando o espaço público hoje inexistente, local popular de reunião, transformado em grande belvedere sobre o Vale do Anhangabaú, dialogando com os edifícios próximos da Prefeitura Municipal e do Teatro Municipal.