O projeto da Young
& Rubicam foi elaborado através do aperfeiçoamento de alguns conceitos que
já implantamos em outras agências de publicidade, aliados a novas formas de
organizações pensadas em função das necessidades preconizadas pela empresa.
local: São Paulo - SP - Brasil
ano da obra: 1998
ano do projeto: 1997
área da obra: 2400 m²
arquitetura: Claudia Nucci, Valério Pietraroia e Sergio Camargo
construção: OHM Construtora
fotos: Nelson Kon
a obra foi selecionada e exposta em:
IV Bienal Internacional de Arquitetura
de São Paulo - Brasil - 1999
publicada em:
Revista Projeto Design 226- novembro/1998
Catálogo da IV Beinal Internacional
de Arquitetura de São Paulo - Brasil - 1998
O projeto da Young & Rubicam foi elaborado através do aperfeiçoamento de alguns conceitos que já implantamos em outras agências de publicidade, aliados a novas formas de organizações pensadas em função das necessidades preconizadas pela empresa.
O espaço de trabalho foi tratado através da concentração das áreas fechadas entorno do acesso principal liberando grandes áreas funcionais abertas.
Como intenção inicial a Y&R, instalada há 15 anos em 3 pavimentos de um edifício de escritórios na Av. Faria Lima - São Paulo, estava o desejo expresso de assumir uma organização espacial identificada com conceitos funcionais e estéticos próprios, aliados à instalação de forte estrutura de lógica e de piso técnico, capaz de flexibilizar evoluções futuras.
O pavimento aqui apresentado compreende às áreas de criação e atendimento, espécie de “coração/cérebro” da agência, e demonstra a aplicação desses conceitos.
A recepção é um volume translúcido que permite visualizar a vida da agência, protegendo ao mesmo tempo as informações e ideias aqui desenvolvidas.
Salas de apoio e reunião são dispostas entorno da recepção, organizando as ligação com o público externo com a agência.
As áreas de produção ocupam grandes espaços abertos, desfrutando das belas visuais para o Rio Pinheiros e o espigão da Av. Paulista.
Os grupos são organizados em bandas, o que permite a aproximação de funções e a formação de pequenas ou grandes equipes em função da necessidade.
Pequenas salas de apoio dispostas estrategicamente na periferia das áreas de trabalho possibilitam momentos de concentração, onde nem o telefone foi instalado.
Os materiais e o mobiliário empregados procurou ser neutro em relação à aspectos decorativos, tão comuns em projetos dessa natureza.
O domínio do branco e do cinza e quebrado apenas por detalhes vermelhos das cadeiras.
Especial cuidado foi dado em relação ao piso técnico, introduzido como elemento fundamental para a evolução da empresa. Desenvolvemos a aplicação industrial de pintura epóxi diretamente sobre a placa metálica o que permitiu instalar e executar a obra sobre o piso acabado. Dessa maneira o piso assumiu papel de “equipamento” da agência, sendo explorado esteticamente através de sua malha bem marcada e detalhes de fixação metálicos. Ao contrário das soluções tradicionais onde esse pesado item de investimento é escondido sobre o carpete, o piso veio somar elementos gráficos à criação de novas situações.