agência young & rubicam

agência young & rubicam

O projeto da Young & Rubicam foi elaborado através do aperfeiçoamento de alguns conceitos que já implantamos em outras agências de publicidade, aliados a novas formas de organizações pensadas em função das necessidades preconizadas pela empresa.

  • sobre
  • ficha técnica
    • local: São Paulo - SP - Brasil

      ano da obra: 1998

      ano do projeto: 1997

      área da obra: 2400 m²

    • arquitetura: Claudia Nucci, Valério Pietraroia e Sergio Camargo

      construção: OHM Construtora

      fotos: Nelson Kon

  • mais sobre o projeto
    • a obra foi selecionada e exposta em:
      IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo - Brasil - 1999

      publicada em:
      Revista Projeto Design 226- novembro/1998

      Catálogo da IV Beinal Internacional de Arquitetura de São Paulo - Brasil - 1998

O projeto da Young & Rubicam foi elaborado através do aperfeiçoamento de alguns conceitos que já implantamos em outras agências de publicidade, aliados a novas formas de organizações pensadas em função das necessidades preconizadas pela empresa.

O espaço de trabalho foi tratado através da concentração das áreas fechadas entorno do acesso principal liberando grandes áreas funcionais abertas.

Como intenção inicial a Y&R, instalada há 15 anos em 3 pavimentos de um edifício de escritórios na Av. Faria Lima - São Paulo, estava o desejo expresso de assumir uma organização espacial identificada com conceitos funcionais e estéticos próprios, aliados à instalação de forte estrutura de lógica e de piso técnico, capaz de flexibilizar evoluções futuras.

O pavimento aqui apresentado compreende às áreas de criação e atendimento, espécie de “coração/cérebro” da agência, e demonstra a aplicação desses conceitos.

A recepção é um volume translúcido que permite visualizar a vida da agência, protegendo ao mesmo tempo as informações e ideias aqui desenvolvidas.

Salas de apoio e reunião são dispostas entorno da recepção, organizando as ligação com o público externo com a agência.

As áreas de produção ocupam grandes espaços abertos, desfrutando das belas visuais para o Rio Pinheiros e o espigão da Av. Paulista.

 Os grupos são organizados em bandas, o que permite a aproximação de funções e a formação de pequenas ou grandes equipes em função da necessidade.

Pequenas salas de apoio dispostas estrategicamente na periferia das áreas de trabalho possibilitam momentos de concentração, onde nem o telefone foi instalado.

Os materiais e o mobiliário empregados procurou ser neutro em relação à aspectos decorativos, tão comuns em projetos dessa natureza.

 O domínio do branco e do cinza e quebrado apenas por detalhes vermelhos das cadeiras.

Especial cuidado foi dado em relação ao piso técnico, introduzido como elemento fundamental para a evolução da empresa. Desenvolvemos a aplicação industrial de pintura epóxi diretamente sobre a placa metálica o que permitiu instalar e executar a obra sobre o piso acabado. Dessa maneira o piso assumiu papel de “equipamento” da agência, sendo explorado esteticamente através de sua malha bem marcada e detalhes de fixação metálicos. Ao contrário das soluções tradicionais onde esse pesado item de investimento é escondido sobre o carpete, o piso veio somar elementos gráficos à criação de novas situações.