O projeto parte da ideia de uma nova arquitetura “dentro” da outra existente, explorando suas qualidades, como o amplo pé direito, a farta iluminação natural, materializando-se através do uso intenso de planos horizontais e verticais, transparentes e opacos, que garantem a continuidade espacial das várias áreas, organizadas em torno de uma galeria central, prolongamento natural do hall de circulação vertical do edifício.
local: São Paulo - SP - Brasil
ano da obra: 1996
ano do projeto: 1996
área da obra: 652 m²
Arquitetura: Claudia Nucci, Valério Pietraroia e Sergio Camargo
André Nucci
Fotos: Nelson Kon
III Prêmio Jovens Arquitetos | IAB-SP Instituto de Arquitetos do Brasil | Menção Honrosa | Obra Executada
1997
São Paulo - SP
Prêmio BTicino | Menção honrosa
1999
São Paulo - SP
Publicada em:
Revista Projeto 208 - maio/1997
A obra foi selecionada e exposta em:
III Prêmio Jovens Arquitetos - IAB-SP 1997 - Instituto de Arquitetos do Brasil - exposição realizada em 1998 no Museu da Casa Brasileira - São Paulo - SP
Implantação de agência de publicidade em andar tipo do edifício originalmente projetado para uma única empresa, concebido como dois blocos unidos pelo núcleo de circulação com distribuição vertical.
O projeto parte da ideia de uma nova arquitetura “dentro” da outra existente, explorando suas qualidades, como o amplo pé direito, a farta iluminação natural, materializando-se através do uso intenso de planos horizontais e verticais, transparentes e opacos, que garantem a continuidade espacial das várias áreas, organizadas em torno de uma galeria central, prolongamento natural do hall de circulação vertical do edifício.
A utilização de divisórias de vidro, sustentadas por montantes cromados, acabamentos de pisos, forros e mobiliário em tons claros, contrasta com o concreto aparente da estrutura do edifício, colocada em evidência, numa leitura clara dos dois momentos.
Os postos de trabalho de cada departamento são organizados em ilhas lineares, dotadas de todas as instalações, configurando equipes de trabalho.
O mobiliário utilizado partiu da padronização dos componentes do sistema nas diversas hierarquias da agência, acentuando o conceito de unidade e continuidade desejados.