edag do brasil

edag do brasil

A Edag atua na área de projeto e desenvolvimento de veículos, trabalhando diretamente junto às montadoras, o que justificou a escolha de sua localização.

Para a compreensão do funcionamento da empresa nas várias etapas de trabalho, desde a concepção até a simulação da produção, foi necessário a visita na matriz e em outras duas unidades na Alemanha, para que o projeto observasse as particularidades das várias áreas.


  • sobre
  • ficha técnica
    • local: São Bernardo do Campo - São Paulo - Brasil

      ano da obra: 2001

      ano do projeto: 2000

      área do terreno: 20.040 m²

      área da obra: 10.032 m²

    • arquitetura: Cláudia Nucci, Valério Pietraroia e Sérgio Camargo

      Adriana Dias e Geane Natsumeda

      paisagismo: Koite Mori e Klara Kaiser

      terraplanagem: Zaclis Falconi

      cálculo Estrutural de Concreto: HGA Engenharia 

      cálculo Estrutural de Metálica: Olídio Vompato e Oficina de Projetos

      instalações: Projetécnica

      ar Condicionado: SLG

      gerenciamento: Construtora Paisano

      fotos: Nelson Kon

O programa é composto de três áreas principais:

Projeto e desenvolvimento, dotado de estações de trabalho e de toda infraestrutura de dados: Um rígido regime de controle de informações impede que departamentos e ou andares tenham acesso aos outros, já que trabalham para clientes concorrentes.

- O laboratório industrial, edifício com características fabris, que é dotado de infraestrutura para a execução dos projetos, sendo caracterizado pelo espaço livre e flexível, capaz de atender até mesmo à simulação de uma linha de produção robotizada.

- A recepção, caracterizada como showroom, é a área mais aberta, mostrando o resultado dos trabalhos desenvolvidos.

Os grandes desafios do projeto foram:

Qualificar os espaços de trabalho de grande concentração de pessoas, fazendo uso da luz natural, das vistas, sem comprometer as preocupações com as normas de controle e segurança.

Implantar o conjunto, projetando sua expansão, evitando as dificuldades de sua localização em avenida de forte trafego e ruído e grande queda do terreno nos fundos.

Atender às exigências de instalações e funcionamento da Empresa, em especial na área industrial que é caracterizada como uma extensão do escritório, dotada de infraestrutura semelhante.

A implantação inverteu a solução tradicional, colocando a área de desenvolvimento protegida nos fundos e a área industrial diretamente voltada para a avenida, facilitando o acesso e evitando o ruído existente.

O galpão industrial, construído em sistema pré fabricado misto, concreto e metálica, aberto, que se adaptou ao projeto.

Faixa de janelas translúcidas, acima do peitoril em concreto, iluminam e funcionam como tomadas baixas de ar fresco. Faixas de sheds transversais translúcidos iluminam e extraem o ar quente interior.