obra vencedora do prêmio APCA 2016 - associação paulista de críticos de arte, a escola do SENAI (serviço nacional de aprendizagem industrial) em são caetano do sul foi projetada para atender à indústria 4.0, especialmente na formação em mecatrônica, tanto em nível técnico como na graduação e na pós-graduação.
local: São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil
ano da obra: 2015
ano do projeto: 2010
área do terreno: 18.000 m²
área da obra: 15.339 m²
Arquitetura: Claudia Nucci e Valério Pietraroia
Rafael Montezi E Renata Buschinelli Thalita Cruz De Oliveira, Karen Macfadem Piccoli, Ricardo Falcosi, Laila Santos Siqueira E Javier Gomes Moreno.
Arquitetura Interiores: Npc Grupo Arquitetura
Paisagismo: Koiti Mori E Klara Kaiser Arquitetos Associados
Estrutura Metálica: Heloisa Marangoni – Cia De Projetos Ltda
Estrutura Concreto: Claudio Puga & Engenheiros Associados
Fundações: Zf & Engenheiros Associados
Elétrica: Projetécnica Engª De Projetos Ltda
Hidráulica: Projetécnica Engª De Projetos Ltda
Ar Condicionado: Climaplan Projetos Térmicos Ltda
Consultoria Caixilharia: Ssg Consultoria
Conforto Ambiental: Green Consulting Arquitetura E Engª. Ltda
Reiv: Juliana Antunes E Jorge Sakai
Maquete Eletrônica: Estúdio Eter
Fotografias Da Obra: Nelson Kon
Gerenciamento: Ductor
Construção Estrutura: Construtora ScopusltdaPré Moldado: Spitaletti
Construção Cobertura, Passarela, Anexo, Áreas Externas E Acabamentos: Luctrade
Prêmio ABCIC | Associação Brasileira de Construção Industrializada em Concreto | Projeto Premiado
2016
São Caetano do Sul - SP
Vencedor do Prêmio APCA | Associação Paulista de Críticos de Arte | Obra do Ano
2016
São Caetano do Sul - SP
9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo | Destaque
2011
São Caetano do Sul - SP
IX Grande Prêmio Flex de Arquitetura Corporativa | Categoria Escola
2012
São Caetano do Sul - SP
Prêmio ASBEA | Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura | Categoria Edifícios Institucionais | Projeto Premiado
2012
São Caetano do Sul - SP
Prêmio ABCEM | Associação Brasileira da Construção Metálica | Menção Honrosa
2016
São Caetano do Sul - SP
A obra foi selecionada e exposta em:
XX Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito - Equador - 2016
Congresso Latino Americano da Construção Metálica - São Paulo - 2016
Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires - Argentina - 2016
IX Beinal Internacional de Arquitetura de Sào Paulo - Brasil - 2011
Foi tema abordado nos cursos de graduação e pós-graduação:
Arquitetos Paulistas - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - 2017
Arquitetura Contemporânea Paulista - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - 2018
Publicada em:
Revista AU 267 - junho/2016 - Editora PINI
Anuário Revista Monolito 35 - 2017 - Editora Monolito
APCA 60 Anos - Associação Paulista dos Críticos de Arte - 2016
Revista Projeto Design - dezembro/2012
Portal Vitruvius - drops 115.04 Prêmio APCA 2016: Escola Senai São Caetano do Sul
Folha de São Paulo 22/01/2017 – Arquitetura da separação
2016, ano de muros e de quem os derrube
Portal Archidaily Brasil
Portal Galeria da Arquitetura
O tema escola técnica industrial encerra características próprias que associam todas as preocupações do programa educacional com as das atividades industriais, que, embora conflitantes em alguns momentos, completam-se em uma interação constante. as transformações que a tecnologia tem trazido para esse tema intensificam o nível de complexidade e de dinâmica, de um programa marcado pela flexibilidade e evolução permanente.
o principal objetivo do programa é a formação de profissionais que atuarão na indústria automobilística da região.
o sítio onde foi implantada a escola senai são caetano do sul faz parte de uma quadra tradicionalmente institucional, tendo como vizinhos uma unidade do sesi e um clube esportivo municipal.
o terreno, com frentes para duas ruas, tem como característica marcante um grande desnível entre o acesso principal, rua boa vista, e a vegetação natural consolidada, um elemento essencial de sua paisagem.
Aaimplantação privilegiou essa situação, procurando se relacionar de maneira objetiva com a paisagem consolidada, mas criando uma nova dinâmica. o grande desnível entre a entrada e o edifício principal foi vencido por uma passarela dando continuidade entre o espaço público e o pavimento onde está distribuída grande parte das atividades didáticas.
como se trata de um programa de grande concentração de infra-estrutura, foram criadas galerias longitudinais ao longo dos pavimentos didáticos que, na continuidade da passarela, distribuem os insumos necessários para o funcionamento dos laboratórios, salas de aula e oficinas.
no pavimento térreo do edifício principal, o pátio transversal faz a ligação entre as áreas verdes existentes, integra as atividades de apoio e de lazer e isola as oficinas e as salas de aula onde é necessário.
o edifício anexo, térreo, cujo desenho segue os platôs existentes, encaixando-se no pomar e em uma antiga quadra poliesportiva, abriga atividades de apoio, refeitório e auditório, e cria uma praça superior inclinada, como um pátio descoberto, onde será implantado o bicicletário, integrando-se à área verde superior, uma espécie de bosque com pequenos percursos.
o sistema construtivo privilegia a pré-fabricação em concreto da estrutura e dos painéis de fachada, completada pela estrutura metálica na cobertura, rampa e escadas.
o conjunto edificado se caracteriza fundamentalmente pela valorização dos lugares intermediários, reservando especial atenção à escola como um lugar aberto, com diversos acessos, diluindo, de certa forma, a grande concentração de atividades e das respectivas infra estrutura.