Projeto de renovação do Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo, conjunto de autoria do Escritório Técnico Ramos de Azevedo, tombado pelo patrimônio histórico.
local: São Paulo - São Paulo - Brasil
ano da obra: 2019
ano do projeto: 2018
área da obra: 18.900 m²
Arquitetura: Claudia Nucci e Valério Pietraroia
Matheus Romanelli, Henrique Fontana, Leandro Leão Alves, Thomas Vannucchi, Gabriel Pietraroia e José Vasconcelos de Alencar Junior
Acústica: Helena Padovani
Instalações: Projetécnica Enga. de Projetos ltda e CZN Enga. Ltda
Estrutura: PRCA Enga. Ltda
Climatização: Climaplan Projetos Térmicos Ltda
Construção: OHM Construtora
Fotos: Leonardo Finotti
Vencedor do ABD Awards 2020 | Restauro do Patrimônio
2020
São Paulo - SP
Finalista do IFI Design Distiction Awards
2022
New York - USA
A obra foi selecionada e exposta em:
XXI Congresso Brasileiro de Arquitetos - 2019 - Porto Alegre - Brasil
A Metamorfose do Cotidiano.
A intervenção em uma edificação centenária oferece a oportunidade de destacar um exemplar de autoria do Escritório Técnico Ramos de Azevedo em consonância com as transformações urbanas e sociais.
A construção do cotidiano passa obrigatoriamente pelos instrumentos de educação social pois os lugares de aprendizagem representam o primeiro ambiente institucional vivido pelo indivíduo.
Destaque deve ser dado ao projeto para que possa construir formas de relacionamento que vão além das divisões funcionais e que apoiem iniciativas de novas formas de ação e de interação.
Assim, a arquitetura atua muito mais na integração entre os indivíduos do que na satisfação das necessidades funcionais. Para isso, é na generosidade e na qualidade dos espaços imaginados que os valores da arquitetura podem permanecer vitais, e não somente no respeito e na valorização do edifício histórico.
O projeto assume a missão de tratar os ambientes especializados garantindo a permanência da arquitetura original, sem abrir mão da oferta de dispositivos de promoção de novas atividades pedagógicas.
O objetivo do presente trabalho é demonstrar como a presença do projeto pode garantir a sobrevivência do patrimônio, com a capacidade de promover novas situações cotidianas de formação.